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Como dar desconto sem perder dinheiro?




Uma grande parte dos clientes de qualquer tipo de negócio, durante uma negociação pede desconto! Aliás tem gente que parece que pede desconto por esporte mesmo! O meu pai é um desses, pedir desconto pra ele é tipo um hobby!


Em contrapartida, tem muito vendedor e até muito gestor comercial que oferece descontos sem sequer o cliente ter pedido, ou ter demonstrado alguma resistência na hora da negociação, eu já vi pessoalmente isso acontecer várias vezes.


De fato, o desconto tem seu lugar numa estratégia comercial.

E é aí que está o X da questão! O desconto não pode ser dado deliberadamente, indiscriminadamente, ele precisa fazer parte de uma estratégia comercial bem definida!


Sendo assim, surge a pergunta: Como dar desconto sem sacrificar sua margem de lucro?


Uma forma é fazendo algum tipo de CROSS SELLING, ou seja: ao invés de você oferecer um desconto num único produto, você pode oferecer combos de produtos ou de serviços com valor promocional. Coisas que têm relação entre si e que podem agregar valor para o cliente fazendo ele perceber esse combo como de fato um bom negócio, coisas que se ele comprasse separadamente seriam mais caras, mas que quando ele

compra em combinado, saem mais baratas.


Para fazer isso, faça aí uma relação de produtos ou serviços complementares que você pode agregar num pedido, na compra do seu cliente, isso vai aumentar o valor final do seu

ticket médio por venda e o número de itens vendidos por cliente.


Por exemplo: você vai numa loja de acessórios para celular comprar uma película de proteção do seu celular, aí chegando lá o vendedor fala assim:

"Olha seu fulano, essa película que o senhor gostou custa R$100,00 mas se você levar também uma capinha nova pro seu celular ficar ainda mais protegido e mais esse pau de selfie pra você tirar suas fotos com os amigos e as fotos sairem melhores, essa película vai sair por apenas R$ 50,00!


Isso é uma forma de cross selling! Assim como aquele combo de hambúrguer+batata-frita+refrigerante que você compra no McDonald's!



Fazendo esses combos você aumenta as suas vendas e os seus clientes podem comprar produtos combinados e tem a percepção, então, do DESCONTO, de que estão economizando dinheiro e fazendo um bom negócio!


Mas lógico, antes de você sair fazendo cross-selling de tudo que te der na telha, você precisa saber muito bem qual a margem bem como qual o estoque que você tem para trabalhar nos produtos ou serviços envolvidos ok?!


O cross-selling é só uma das formas de dar desconto de maneira inteligente! Você

quer saber outras formas? Se quiser, mande uma mensagem pra gente e acompanhe nossas redes sociais e também o nosso canal DECOLA EMPREENDEDOR no YouTube!


Um abraço!

@ana_da_conselho

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